Roma - 10 coisas a não perder

23/04/2014

A Cidade Eterna tem muitas atrações e HostelsClub escolheu dez delas para tornar a sua estadia na antiga capital do mundo perfeita.

roma_dez_coisas_a_nao_perder_1 (big)

A capital da Itália é uma pequena obra-prima com um centro histórico como Património Mundial da UNESCO. Unica cidade a ter um estado dentro de seus muros, Roma é uma das dez cidades mais visitadas do mundo. Aqui estão dez dos motivos.

1 - O Vaticano

O Vaticano é o mais pequeno estado independente do mundo, fechado dentro de Roma e liderado pelo Papa. A opulência da Santa Sé (Cidade do Vaticano) não pode ser descrita; um dos países mais ricos do mundo, o seu esplendor de riqueza é muito arrogante e autoritário. A Basílica de São Pedro terá sido construída sobre o túmulo do Santo crucificado. Originalmente construída por Constantino, a estrutura atual é renascentista e barroca. No interior, a igreja está cheia de estruturas, esculturas e obras de arte, mas a melhor vista pertence à cúpula de Michelangelo que tem cerca de 115m de altura e oferece um panorama fabuloso sobre a cidade.

2 - O Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano é um dos complexos de museus mais importantes do mundo, uma meca para os amantes da arte, dividido em várias seções lindamente decoradas, contendo obras-primas dos maiores artistas que foram coletadas ou geralmente encomendadas pelos Papas ao longo dos séculos. Essas seções são infinitas e incluem obras dos egípcios, etruscos e Chiaramonti como tapeçarias, esculturas, etc. A não perder são a Capela Sistina com um dos mais belos tectos pintados com frescos do mundo feitos por Michelangelo, os quartos decorados com frescos por Raffaello e a Galeria de Mapas.

3 - O Capitólio

O Capitólio é a mais alta das sete colinas de Roma antiga. Na Idade Média, o Capitólio continua a ser o centro político de Roma e o centro da administração da Roma moderna está no mesmo sitio. A praça foi desenhada por Michelangelo em 1538 e está rodeado por três edifícios (também de Michelangelo): o Palazzo Nuovo e o Palácio dos Conservadores que abrigam todos os Museus Capitolinos e o Palazzo Senatorio. O Capitólio é especialmente bonito à noite quando a agitação do dia enfraquece e dá lugar às luzes nocturnas.

4 - Forum

Construído durante mais de 900 anos, o Fórum Romano era o centro político, econômico e religioso da antiga Roma, o local de templos, tribunais e outros edifícios utilizados para os negócios públicos e privados até o século 4 DC. A importância do Fórum diminui com o fim do Império Romano. O Fórum situa-se na entrada para a praça principal do Coliseu. Você vai imediatamente entrar num outro mundo: colunas sobem a partir de colinas verdejante, arcos triunfais entram em colapso ao seu contato e estátuas baixam as suas armas quando passa.

Na parte ocidental do Fórum, o Arco de Severo Settiminus e as oito colunas do Templo de Saturno ao lado do Templo Vespasiano são locais a não perder. A parte oriental é dominada pelas ruínas, o teto e arcos da Basílica de Constantino e pela Casa das Virgens Vestais. Era a residência das Virgens Vestais, sacerdotisas de Vesta, responsáveis ​​pela manutenção do fogo no templo sagrado do Forum Romanum.

5 - A Fonte de Trevi

Descendo por uma das muitas ruas que levam a recantos inesquecíveis de Roma, o visitante chega à Fonte de Trevi, decorada por diversos artistas da escola de Bernini. Esta é a maior, a mais espetacular e mais famosa das fontes romanas, com a sua estátua de Netuno cercado por personagens de contos de fadas e quatro estátuas que representam as quatro estações do ano. Não se esqueça de atirar sua moeda na fonte garantindo assim o seu retorno a Roma.

6 - Castelo de Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo é alcançável através de uma das pontes mais belas do mundo. Obra-prima de Bernini, a Ponte de Sant'Angelo abriga este tanque circular estranho, um edifício que foi construído originalmente como o mausoléu do imperador Adriano. Foi transformado em uma fortaleza papal no século 6 e está ligado por passagens subterrâneas aos Palácios do Vaticano que foram usadas pelos papas em tempos de ameaça. Foi renovado e utilizado como fortaleza e prisão até 1870 e é agora um museu muito interessante e atmosférico.

7 - O Panteão

O Panteão é um dos mais belas criações arquitetônicas; uma cúpula flutuante em descanso sobre um tambor elegante perfeitamente proporcional de colunas e frontões. Este trabalho tem sobrevivido quase intacto até hoje. Dedicado em 609 à Santa Maria dos Mártires, abriga os túmulos do pintor Rafael e dos reis da Itália. A sua cúpula extraordinária é a maior abóbada de alvenaria já construído.

8 - O Coliseu

O monumento mais importante da Roma antiga, o Coliseu ou Anfiteatro Flaviano, é o local onde foram realizadas batalhas sangrentas entre gladiadores e animais ferozes sob os gritos de 50.000 romanos. O imperador Tito abriu o Coliseu em 80 DC com 100 dias de jogos em que morreram 9000 animais. Todos vieram ver a luta, incluindo dignitários, seus clientes e escravos, um grande número de pessoas comuns e até mesmo estrangeiros. Todos com o mesmo objetivo: ver a luta e o sangue assim como a cor e o esplendor das celebrações públicas. A fachada do Coliseu é de calcário, feita de tijolo e concreto, com um rosto de mármore; abaixo da arena com assoalho de madeira, havia um conjunto complexo de salas e corredores para animais selvagens e outras disposições para a organização de eventos. Oitenta paredes saem da arena como arcos de apoio, passagens, escadas e degraus. Um teto de lona chamada velarium foi levantado e abaixada por uma equipe especialmente treinada de marinheiros romanos. Os gladiadores e animais que morreram nos espectáculos do Coliseu tinha a sua própria saida chamada Portão Libitinarian segundo Libitina, a deusa dos funerais.

roma_dez_coisas_a_nao_perder_2 (big)

9 - Trastevere

Uma caminhada ao longo da margem oeste do rio Tibre levará entre os becos labirínticos de Trastevere, um pitoresco bairro medieval que escapou aos grandes acontecimentos que mudaram a face do centro de Roma. Trastevere é o coração da bela Piazza Santa Maria, um lindo lugar para passear, cheia de moradores, turistas e artistas. A basílica atual, a igreja de Santa Maria, foi construída sob o Papa Inocêncio II, graças a materiais saqueados a partir das Termas de Caracalla. O mármore bonito das esculturas pode ser admirado no pórtico bem como as inscrições vindo de dentro da basílica e as suas catacumbas. As escadas que cercam a bonita fonte central é um local de entretenimento popular.

10 - Piazza Venezia

O enorme monumento de mármore branco na Piazza Venezia foi construído como uma homenagem ao primeiro rei de uma Itália unida, Victor Emmanuel II, e também é considerado o altar do solo italiano. Uma enorme escadaria, ladeada por dois leões alados e bronze " Vittorie ", leva ao altar. No meio desse monumento fica a gigantesca estátua equestre do rei Victor Emmanuel II feita de bronze. Atrás do monumento podem ver um grande alpendre com colunas de 15 metros de altura.

Algumas dicas práticas:

Grande parte do interior de Roma tem liberdade de movimento - a circulação é interdita aos veiculos. Se caminhar é sempre uma boa opção, continua como sempre a ser a melhor maneira de absorver a atmosfera de um lugar. O Metro é, no entanto, o meio mais rápido de transporte em Roma e uma forma conveniente para visitar as principais atracções. Ele tem duas linhas (A e B) que passam por Termini. Mas tente evitar a hora de ponta.

A empresa de autocarros mais importante da cidade é a ATAC com terminal em frente à estação de Termini onde você pode obter um mapa das linhas de autocarro. Estas percorrem toda a cidade entre as seis horas e a meia-noite com alguns serviços em execução durante toda a noite. Os bilhetes são baratos e podem também ser utilizados para o metro.

Para ficar em Roma:

roma_dez_coisas_a_nao_perder_3


Se você quiser desfrutar as maravilhas da Cidade Eterna, oferecemos uma lista dos melhores albergues da capital italiana:

Planeia a tua estadia

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >