O que ver e fazer em Lisboa

16/10/2017

Descobrir Lisboa de acordo com Destination Hostel Lisbon

Na segunda parte da entrevista com o gerente Eric, Destination Hostels, descobrimos o que ver e o que fazer em Lisboa. E se você precisar de acomodações lá, fique no Lisbon Destination Hostel, Sunset Destination Hostel ou Alfama Patio Hostel.

#Elétrico28

Elétrico 28

Sim, é um meio público de transporte, mas os viajantes dizem que é também uma atração. Por uma pequena taxa, você pode ir no Tram 28 até ao topo do distrito de Alfama, ver as praças da cidade, os telhados vermelhos, a Catedral (Sé) e, finalmente, acabar no Castelo de São Jorge. Alguns viajantes recomendam apanhar o elétrico até à colina íngreme e depois caminhar de volta para explorar o bairro. Muitos viajantes dizem que, embora o eléctrico costuma estar lotado, é um deve-fazer em sua lista em Lisboa.

#Alfama

Fundada há muito tempo com uma história que remonta aos mouros, Alfama é caracterizada por ruas estreitas e sinuosas que passam por lojas, restaurantes, clubes de fado, bem como atrações populares como o Castelo de São Jorge e a Catedral.

#Baixa da cidade

Centro de Lisboa

O centro de Lisboa é um distrito do século XVIII, completamente reconstruído após o terremoto de 1755 que havia destruído a maior parte. Sua matriz recebeu especificações geométricas precisas e cada rua recebeu o nome de diferentes comércios (sapatos, dourados, selaria, ouro e prata).

Ainda assim, o bairro apresenta uma atmosfera com lojas de urdidura presas, sinais de Art Nouveau, loja de lembranças, homens com números de bilhete de loteria para vender, jovens skaters na Praça da Figueira, vendedores de flores, artistas de rua, vendedores, calçado brilhante e vistas do rio.

Algumas das ruas são pedestres e ligam uma série de quadrados neoclássicos monumentais, da Praça dos Restauradores ao Rossio e seus cafés, até à beira do rio na Praça do Comércio, dominada por um arco de triunfo, para a atractiva Praça do Município.

#Chiado

O bairro mais elegante e moderno de Lisboa é onde todos se encontram para tomar café, fazer compras, jantar ou sair à noite no vizinho 'Bairro Alto'.

A maioria dos edifícios é do século 18, mas o bairro é um flashback para o final do século XIX e início do século XX, a "Belle Époque", quando escritores como Fernando Pessoa e Eça de Queiroz costumavam escrever nos cafés agora históricos.

Este é também o bairro de teatros, encantadoras livrarias antigas, estilistas locais e grandes marcas internacionais, dando-lhe um animado ambiente cosmopolita a qualquer hora do dia.

#Bairro Alto

Noite no Bairro Alto

Bairro Alto é um lugar que realmente muda de noite para o dia. À luz do dia, este distrito boêmio é um lugar com sono, ressaca da noite anterior, sem muito mais, exceto as lojas modernas da Rua do Norte. Quando o sol começa a se pôr, uma nova vida acontece, os restaurantes abrem suas portas e as multidões aparecem para passar a noite no bar.

Rua da Atalaia, Rua do Diário de Noticias e Rua da Barroca ficam cheias de multidões, a maior parte com menos de 40 anos, com uma mistura agradável de rockers, góticos, gays e heterossexuais.

É um lugar habitado por velhos e jovens artesãs, dando-lhe uma vibração que é simultaneamente antiquada e vanguardista, um bairro gasto e chique que realmente não precisa de nome. É simplesmente o "bairro", o bairro onde tudo acontece durante a noite.

#Belém

Belém é conhecido como o distrito histórico da Era da Descoberta. A arquitetura sensacional da Torre de Belém e do Mosteiro dos Jerónimos (ambos Patrimônio Mundial da Humanidade) é o resultado da descoberta da rota marítima para a Índia, da abertura do comércio com o Japão e da colonização do Brasil e partes da África e da China, como são os heróis da época no monumento colossal das descobertas.

Este é também o museu Berardo de Lisboa, que apresenta uma coleção internacional de arte internacional contemporânea e moderna, incluindo obras de Warhol e Picasso.

Apesar de todas essas atrações, há ainda uma pastelaria que recebe a maioria dos visitantes. Na Antiga Confeitaria de Belém (simplesmente conhecida como "Pasteis de Belém" ou "Pastelaria de Belém") você pode devorar uma ou várias das famosas tortas de creme de Lisboa que se originaram neste sítio e ainda são diferentes de outras encontradas em torno de Portugal, feitas neste sítio com uma receita secreta.

#Parque das Nações (Oriente)

O leste de Lisboa costumava ser uma área industrial feia até ser escolhido como o local para sediar a última feira mundial do século 20, a Expo 98. Desde então, renasceu um distrito futurista de vidro e aço, que abriga alguns exemplos maravilhosos da arquitetura moderna.

Um deles é a Estação do Oriente, um marco com a assinatura de Santiago Calatrava, enquanto o arquiteto premiado Pritzker Alvaro Siza Vieira é o homem por trás do fantástico Pavilhão de Portugal conhecido por seu impressionante telhado ondulado.

Muitas das outras construções têm um tema oceânico (as torres gêmeas São Gabriel e São Rafael se assemelham a navios e são nomeadas após dois dos navios do Vasco da Gama), e também há um dos aquários mais espetaculares do mundo nas proximidades

#Cais do Sodré

Cais do Sodré

Sodré é o nome de uma família do século 15 com empresas neste bairro que sempre esteve ligada ao comércio marítimo. Ao longo do tempo, toda a área da beira do rio para os dois quarteirões ao norte disso ficou conhecida como "Cais do Sodré".

O "Wharf of Sodré" é um terminal das balsas que liga Lisboa a Cacilhas e Almada em todo o rio, e também é uma estação de trem e metro, além de uma parada de ônibus importante. Do outro lado da estação fica a Praça Duque da Terceira, uma praça com o nome do Duque de Terceira, cuja estátua de bronze fica no centro.

A oeste da praça existe uma enorme cúpula sob a qual fica o principal mercado de alimentos da cidade, o Mercado da Ribeira, e ao lado é outra praça, a Praça de Dom Luis. Está cheio de palmeiras e outras árvores, e é dominado por uma estátua do século XIX do Sá da Bandeira.

Rua Nova do Carvalho atrás do mercado foi durante décadas conhecido como o "distrito da luz vermelha" da cidade, com bares com o nome de capitais do norte da Europa para atrair seus marinheiros que saíam dos barcos aqui. Agora, é uma rua adiantada e elegante, cercada por bares e discotecas que se tornam especialmente abarrotados depois das 2 da manhã quando os bares do Bairro Alto começam a fechar.

3 bons lugares onde pode ir comer em Lisboa:

#Restaurante Uma Marisqueira (Rua dos Sapateiros 124)

Arroz de Tamboril

Sem dúvida, o melhor arroz de frutos do mar que já comi na cidade, o arroz é super gostoso, leva um sabor de frutos do mar. Camarões, caranguejos, lagostins e mexilhões valem a pena tudo. O serviço é simples, normal para um restaurante como este. Casa típica portuguesa. Muito barato. Vale a pena.

#Casa da India (Rua do Loreto 49)

Menu português

Apesar do seu nome, esta é uma casa tradicional com menu português. É um assombro local com uma atmosfera vibrante e descontrolada (os azulejos verde e bege) e um grelhador que faz deliciosas carnes grelhadas e frutos do mar. O choco é excelente.

#Restaurante Rio Coura (Rua de Augusto Rosa 30, Sé)

Prato típico português

O serviço é típico de um restaurante regional e a refeição recomendada é o peixe grelhado.

Peixe-espada, salmão, sardinha, são muito bem servidos. Há também um cheesecake realmente adorável.

O preço é muito barato, uma experiência para repetir.

Lisboa está esperando por você - há tantas coisas a serem descobertas!

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >