O filme “O Albergue” é baseado em uma história verdadeira? Fato vs Ficção

23/03/2016

“O Albergue”, o filme – A história e a verdadeira fonte sobre a trama

“O Albergue”, um sangrento e forte filme lançado em 2006, continua como um dos filmes mais assustadores que já surgiu nas telas de cinema. Existem várias suposições e teorias que acercam essa extremamente controversa história, a maioria delas são uma tentativa decente para explicar o mistério sobre “O Albergue”. Porém, somente uma pode explicar toda a história. Mas, vamos começar com o enredo.

O filme conta a história de dois amigos americanos que estão fazendo um tour como mochileiros na Europa: o filme começa com um pouco de comédia que persiste até os dois conhecerem outro viajante da Islândia que continua com eles.

Photo #2 (big)

Em Amsterdam eles conhecem um ucraniano que os conta uma incrível história sobre um hostel na Eslováquia onde várias lindas mulheres podem ser encontradas. Isso os leva até a Eslováquia, em busca desse legendário hostel com fornecimento ilimitado de lindas mulheres existe. Depois de vários bons momentos, seus amigos começam a desaparecer, um por um. Aparentemente as coisas parecem não ser tão boas como aparentavam anteriormente. Daí que o verdadeiro massacre do filme “O Albergue” começa com: cabeças cortadas, olhos pendurados, calcanhares cortados, pernas serradas e banhos de sangue terríveis, para resumir a história!

Escrito por Eli Roth, “O Albergue” suspostamente foi baseado em uma história real, e foi promovido dessa maneira.

Porém, se isso é verdade, quais são os fatos reais por detrás disso?

  • O que realmente aconteceu, onde e com quem?
  • “O Albergue” realmente se baseou em fatos reais?
  • Poderia algo dessa magnitude ser mantido como segredo?

A verdade por trás do “Albergue” possui suas raízes não na região do leste europeu, mas nos espaços de vilarejos tailandeses, onde o crime organizado dita as regras, e a pobreza faz com que os residentes tenham que partir para outros lugares com suas famílias por altos valores de dinheiro. Essas pessoas são transportadas para cidades, onde os ricos e psicóticos apostam para ver como suas vitimas sobrevivem a torturas. A partir desse jogo, um mais profundo emergiu, onde as pessoas pagam exorbitantes quantias de dinheiro para torturar e matar essas vítimas.

“O Albergue” em um ambiente diferente utiliza isso como uma ideia básica, e tenta retratar esse tema, enquanto traz um humor obscuro que de maneira nenhuma reflete o verdadeiro horror. A Europa foi selecionada como um pano de fundo para o “Albergue” devido a sua fama como um paraíso para mochileiros, bem como também sua exótica e contemporânea atmosfera nos olhos de sua audiência. Afinal de contas, que lugar melhor para mostrar cenas de horror e sangue do que a Europa, e com seus encantos e seu lado obscuro tudo associado ao mesmo lugar!

'O Albergue' - imagens do filme

No caso da realidade por detrás do filme “O Albergue”, não existe nenhuma maneira de mostrar que realmente existiu. Temos quase certeza que realmente aconteceu na Tailândia, mas esse é só um dos fatos que causa estranheza na suposição de que o filme é baseado em uma história real. Porém, e de qualquer maneira, promovê-lo como um filme baseado na realidade talvez tenha sido isso que fez de “O Albergue” um dos filmes de terror mais conhecidos de sempre!

Uma análise mais profunda dos fatos vs a ficção

'O Albergue' - cenas inicial do filme

É verdade, que a maioria dos hostels atrai pessoas de todas as regiões do mundo. A conveniência da localização e preço econômico faz deles alternativas atrativas para os viajantes de qualquer tipo. Além das acomodações, eles oferecem uma oportunidade rara de aprender em primeira mão sobre qualquer coisa de várias culturas. Na verdade, essa é uma ocorrência comum para americanos viajando na Holanda conhecer companheiros de viagem da Islândia, Espanha, Rússia, Canada ou até mesmo Japão enquanto se hospedam.

"Onde está a ficção?"

Como um típico filme de Hollywood, existe uma grande quantidade de criatividade na maneira de como o hostel é retratado. O conceito de um hostel, por exemplo, como destino de jovens buscando ilimitado acesso a festa, álcool e libertinagem é uma considerável diferença da realidade.

Na verdade, os hostel possuem várias regras em que os hóspedes precisam tomar conhecimento. Como por exemplo, a proibição de fumar em espaços interiores. Podem também existir politicas estritas quanto à separação entre homens e mulheres ou até mesmo diretrizes quanto à utilização de vestimenta. Caso você não respeite essas regras, o resultado poderá ser o final de sua estadia, mas certamente não da maneira refletida no filme.

"Porquê a grande diferença?"

Além da usual motivação que choca ou excita, “O Albergue” na verdade reflete um medo do que é desconhecido e inclinado para o excesso comum a cultura ocidental. Ele toca em seus mais profundos medos e mais destrutivos defeitos para criar uma impressão que o desconhecido é sinistro e assustador. Ele toca no sentido de comunidade encontrada na maioria dos hostels e leva isso a algo obscuro. Ao gratuitamente distorcer a realidade dos hostels, o filme exagera no choque de valor, e ainda faz algo mais.

Como também é mostrado no filme, é possível visitar praticamente qualquer localidade na Europa e encontrar um hostel para se hospedar. Desde grandes cidades até às localizações mais remotas, os hostels estão em todos os lugares! E ao contrário do que é mostrado no filme, A Eslováquia tem hostels lindos e super seguros! Como o DREAM Hostel Bratislava ou o Patio Hostel!

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >