A festa La Tomatina 2017

06/07/2017

Como sobreviver à La Tomatina. As melhores dicas.

La Tomatina é a maior "luta de tomate" do mundo e acontece na última quarta-feira de Agosto de cada ano em Buñol (Valencia). Este ano será realizada na quarta-feira, no dia 30 de agosto e vai lançar mais de 100.000 kg de tomate fresco. A celebração começa cedo, por volta das 10h, no momento em que os comerciantes lutam para proteger suas lojas na praça no centro de Buñol. Embora a luta em si leve cerca de uma hora, na noite anterior da batalha, há paellas deliciosas cozinhadas a lenha para dar energia aos participantes. A festa se pronlongará até altas horas da madrugada.

Tomatina 1

Imagem por Reno Tahoe (Flickr/Creative Commons)

A tradição remonta a um incidente em 1945 na Plaza del Pueblo quando houve luta entre crianças em que uma delas se irritou e decidiu atirar aos seus adversários o que tinha mais à mão e, neste caso, eram frutas e legumes. No ano seguinte, o acidente aconteceu novamente, mas desta vez voluntariamente pelos próprios jovens com tomates trazidos de casa.

A festa começou a ser popular no resto de Espanha graças à reportagem de Javier Basilio, transmitida no programa de Televisión Española Informe semanal em 1983.

Desde então, todos os anos, cresce o número de participantes por La Tomatina. O sucesso levou que La Tomatina de Buñol fosse declarada em 2002 como o Festival de Interesse Turístico Internacional pelo Secretariado-Geral do Turismo.

Tomatina 2

Imagem por Meerra Dasia (Flickr/Creative Commons)

Antes do começo da batalha, os buñolenses, gostam de se encharcarem com pistolas de água e mangueiras. A luta de tomate deixa tudo vermelho e as ruas continuaram com tom avermelhado durante todas as festas.

Há profissionais encarregados de que Buñol fica impediatamente limpo após o evento que termina ao meio-dia. Além disso, os viajantes podem usar os chuveiros públicos para também se manterem limpos.

Onde? Em Buñol, Espanha (perto de Valencia)

Quando? Dia 29 e 30 de Agosto 2017

Bilhetes para a "La Tomatina"

Até 2013, cerca de 50.000 pessoas foram para Buñol para curtir a festa. Lembre-se que Buñol é uma cidade com apenas 9.000 pessoas. Agora, no entanto, eles restringiram a cerca de 20.000 entradas, que tornará uma experiência muito mais agradável e menos movimentada para os viajantes.

Dicas de Viagem para a "La Tomatina"

Tomatina 3

Imagem por Graham McLellan (Flickr/Creative Commons)

Se lembre de usar roupas usadas ou velhas já que as roupas não sobreviverão ao festival. Você provavelmente terá que jogá-los fora após a festa ter terminado.

Use sapatos confortáveis, com bom apoio, para que possas aguentar também à tarde ou simplesmente manter os seus pés a salvo de choques ou contusões. Definitivamente não se atreva a usar chinelos!

Se você tem uma boa câmera fotográfica, certifique-se que é impermeável ou que está protegida. Os tomates estarão em todos os lugares, incluindo na lente da sua câmera!

Se você não é de Buñol e quer passar a noite perto de Valencia, não se esqueça de encontrar a sua acomodação com antecedência.

As regras de La Tomatina

Tomatina 4

Imagem por Erkin (Flickr / Creative Commons)

- Não transportar garrafas ou objetos duros, pois você pode potencialmente prejudicar seus colegas e outras pessoas;

- Não jogue roupas na rua;

- Esmagar os tomates antes de jogar pois torna muito menos doloroso o impacto sobre a outra pessoa;

- Mantenha uma distância segura dos caminhões de tomate;

- Pare de jogar tomates quando você ouve a segunda advertência dos fogos de artifício.

Onde ficar em La Tomatina

Há disponibilidade limitada de acomodações para as pessoas que vêm para La Tomatina, e muitas pessoas terão a opção de ficar perto de Valencia, que fica a apenas 38 quilômetros de Buñol, de ônibus ou trem.

Você pode encontrar hostels limpos e ainda disponíveis no centro da cidade de Valencia, onde é possível pagar apenas 20 euros por noite! Você vai estar a poucos quilômetros de distância de Buñol!

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >