8 ex-zonas industriais ao redor do mundo que vão te deixar sem palavras

16/11/2016

Revitalização urbana em ex-zonas industriais

Há momentos em que o homem entende que o passado faz parte de sua história e nem sempre sair derrubando tudo é melhor do que renovar ou reutilizar. Este é o caso dos bairros industriais, que em muitas cidades passam por uma renovação, no meio de uma certa nostalgia, e geralmente são reutilizados com um novo propósito , às vezes até mesmo para receber um novo hostel.

Visitar os antigos bairros industriais de uma cidade pode ajudá-lo a entender melhor como era a cidade nos anos precedentes, e como ela se tornou o que é hoje.

Selecionamos 8 bairros industriais que foram revitalizados com o objetivo de dar uma nova cara para as cidades que os acolhem. Esperamos que desencadeie em você um pouco de curiosidade sobre as ex-zonas industriais.

BILBAO

São mais de dez anos desde que a área industrial de Bilbao mudou radicalmente, com a construção do Museu Guggenheim, que é visitado durante todo o ano. Bilbao durante muitos anos foi esmagada por siderúrgicas e estaleiros, e sabiamente um projeto sustentável fez com que a cidade renascesse.

Bilbao

Onde se hospedar em Bilbao

O Botxo Gallery Hostel fica perto do Museu Guggenheim, é um hostel moderno e oferece muitos serviços, como por exemplo: o café da manhã que está incluído na diária.

FLORENÇA

Mesmo que você já conheça Florença, é bem capaz que você não sabia da existência da Antiga Estação Leopolda, que recebe muitas pessoas que querem participar de diferentes tipos de eventos no armazém ao lado da estação.

Antiga Estação Leopolda

Onde se hospedar em Florença

Se te deixamos curioso para conhecer esse bairro, você pode se hospedar no Gemini Studios, já que é realmente uma boa opção para não perder nada de Florença. Estes apartamentos estão localizados a uma curta distância da estação de Santa Maria Novella e ainda muito perto da Estação Leopolda.

NOVA YORK

Quando se fala de ex-zonas industriais não podemos deixar de citar Nova York, com o Meatpacking District, uma pequena área no sul de Manhattan e no norte do Chelsea. O local foi apelidado de "o açougue" de Nova York, porque era aqui que se preparava a carne. Hoje é uma área cheia de bares, incluindo também restaurantes freqüentados por celebridades, e o primeiro parque elevado nos Estados Unidos, onde ainda é possível ver os sinais dos trilhos do trem.

Meatpacking District

Onde se hospedar em Nova York

No bairro do Chelsea, a apenas 5 quadras do Meatpacking District está localizado o Chelsea International Hostel, um dos melhores hostels da cidade, onde a equipe é amigável e ainda tem um jardim para você relaxar, o que é raro em Nova York.

DUBLIN

Em Dublin você encontra o bairro de Docklands, onde antigamente os irlandeses moravam nos arredores deste bairro e após a construção da Custom House (alfândega), eles tiveram que se mudar visto o movimento contínuo de animais que chegavam na alfândega. No entanto, nos últimos anos o projeto de revitalização territorial deu certo e muitas empresas abriram seus escritórios neste bairro, como o Google, Facebook e muitos outros.

Dublin Docklands

Uma curiosidade: você pode visitar o Jeanie Johnston, uma réplica do navio que transportou os irlandeses nos Estados Unidos, não é o original, mas certamente te dará uma ideia de como foi viver tal experiência.

Onde se hospedar em Dublin

Apenas a 15 minutos a pé do bairro Docklands de Dublin você encontra o Isaacs Hostel, um hostel com sauna, Beer Garden e uma sala com mesas de bilhar.

O Isaacs Hostel é definitivamente um dos melhores hostels de Dublin.

LISBOA

No bairro de Alcântara, um dos mais antigos de Lisboa, encontra-se a LX Factory, uma ex-indústria têxtil transformada em um espaço inovador, cheio de lojas para todos os gostos, onde é extremamente agradável fazer um passeio, especialmente aos domingos, quando você pode comprar roupas vintage.

Lisboa LX factory

Créditos da foto: Andre

A estrutura é dividida em três andares, ligados por escadas de ferro, e o piso térreo possui uma área dedicada à leitura, inteiramente coberta com livros.

Há também um restaurante, que era um antigo refeitório dos trabalhadores e, em seguida, uma série de murais ao redor da antiga fábrica, para serem apreciados por quem ama arte de rua.

Onde se hospedar em Lisboa

Neste caso seria redundante dizer que você estará próximo a esta zona industrial, já que o The Dorm é um hostel que está localizado dentro da Lx Factory.

Este hostel é realmente muito especial, com lustres feitos de materiais reciclados, como garrafas d'água, e os domitórios que foram projetados para aumentar a privacidade dos viajantes. É simplesmente fantástico.

TURIM

O bairro histórico Barriera di Milano, foi uma importante área industrial na década de 60, que nos últimos anos tem crescido e evoluído, com áreas verdes e salas de reunião.

Aqui você pode encontrar o Museu Ettore Fico, o parque Aurelio Peccei, e muita arte de rua para ser fotografada.

Turim

Créditos da foto: Uccio d'Agostino

Onde dormir em Turim

Exatamente neste bairro você poderá se hospedar no Bamboo Eco Hostel, um hostel nascido e pensado em completa harmonia, com atenção também no café da manhã, feito apenas com produtos orgânicos.

AMSTERDÃ

Em Amsterdã existe uma zona de trabalho, a Amsterdam Noord, que já foi citada neste artigo, e é uma das áreas mais bonitas da cidade.

Amsterdã, sem dúvidas, tem muito a oferecer e essa área toda revitalizada se transformou também em uma zona turística da cidade.

amsterdam noord

Onde se hospedar em Amsterdã

No bairro de Amsterdam-Noord você pode se hospedar em um novo hostel, o ClinkNOORD com design Art Deco. Se você ama coisas novas, quer abrir a mente e experimentar uma nova área de Amsterdã, fora das partes mais conhecidas, este é o lugar ideal para você.

ROTERDÃ

Roterdã deixou a renovação da cidade nas mãos do arquiteto italiano Renzo Piano, ele mudou a forma e aparência da cidade, transformando-a em um lugar cheio de modernidade e charme.

A ponte do Erasmus e os arranha-céus transformaram a área do porto na área mais moderna e animada da cidade.

Rotterdam

Se você gostaria de conhecer coisas diferentes para se fazer em Roterdã, dê uma olhada aqui.

Onde se hospedar em Roterdã

A poucos minutos a pé desta área, você encontrará um dos hostels mais especiais e bem avaliados de Roterdã: o King Kong Hostel, com mobiliário antigo misturado com design moderno, redes e lofts, onde você pode bater um bom papo com outros viajantes.

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >