Viagem a Paris para descobrir a cultura do Macaron

19/09/2016

Os bonitos e deliciosos Macarons são uma ótima razão para fazer uma viagem a Paris

Qualquer um que já tenha visitado a França, especialmente Paris, não poderia ter perdido o esplendor das vitrinas das docerias. A exposição de doces de todos os tipos gera uma mistura libidinoso que não só dá água na boca, mas leva a um êxtase contemplativo na comparação dessas obras de arte de confeitaria. Porque os doces franceses não são apenas bons, mas muitas vezes trazem com eles uma elegância e uma perfeição absoluta em sua forma. E os campeões absolutos nesta categoria, são, sem sobra de dúvidas, os deliciosos macarons.

Para os leigos, o macaron é um típico doce parisiense composto por dois discos, recheados com vários cremes. As duas camadas externas são feitas com uma massa semelhante ao merengue, preparada com mistura de farinha de amêndoas, ovos brancos e açúcar em pó, enquanto o interior é normalmente preenchido com creme de ganache (mistura de um creme quente e chocolate), existem também algumas alternativas com geléia e alguns macarons salgados (dizem que existe também o sabor de foie gras!).

Macaron! Que delícia!

Olhando de cima, o macaron se destaca pela sua suavidade, e quando visto de lado denota um recheio macio e ondulações inconfundíveis. Mas, na vitrina o que se torna um espetáculo irresistível é a variedade de cores dos macarons. É claro que cada cor corresponde a um sabor diferente (que vai de clássicos como framboesa, morango, café ou chocolate, até sabores mais incomuns como o chá verde, lichia e pétalas de rosa).

A origem dessa massa única não é tão clara, alguns dizem que remonta ao tempo de Catherine de Medici e que se refere a uma antiga receita do século XVIII. A única certeza que se tem, é que o macaron foi lançado internacionalmente por Pierre Desfontaines, da pastelaria francesa Ladurée. Se você quiser visitar essa confeitaria histórica (hoje em dia a marca Ladurée é presente em todo o mundo), recomendamos um passeio à sede na Champs Elysees (número 75, metro George V), ou na loja da Rue Royale (número 16, metro Concorde ou Madelaine). Nestas lojas, no entanto, prepare-se para gastar um pouco, pois apesar de ser um docinho pequeno e leve, o preço não é econômico!

Indicamos outros 3 endereços para apreciar esta iguaria:

Pierre Herme: creme saboroso, mas leve, com merengue macio e arejado, e acima de tudo uma incrível variedade de sabores, com muitas combinações e cores imaginativas, como morango e wasabi, ou aspargos e azeite de oliva. E é o local que inventou o evento "le jour du macaron" - o dia do macaron - que cai todos os anos em 20 de março, data em que a confeitaria oferece seus doces gratuitamente, em troca de uma doação para a Federação des Maladies Orphelines. Existem vários pontos de venda Pierre Herme em Paris, mas recomendamos o da zona Les Marais, no endereço Rue Sainte Croix de la Bretonnerie, 18.

Macarons de Pain de Sucre

Pain de Sucre: outro local para provar o macaron, é uma confeitaria onde você pode saborear o macaron mais bizarro, juntamente com uma variante chamada Krac Krac, a forma ligeiramente alongada. Os sabores cereja e pistache simplesmente deliciosos! Prepare-se para ficar um tempo na fila porque o lugar é sempre muito cheio, mas vale a pena cada minuto de fila! Pain de Sucre está localizado na Rue Rambuteau, 14 (sempre em Les Marais, metro Rambuteau).

Gérard Mulot: aqui também você vai amar o macaron, incluindo os sabores tradicionais e sabores surpreendentes. O macaron do Gérard é mais crocante e um pouco mais doce do que a média. É possível até mesmo encontrar pedaços de frutas ou chocolate no recheio. Sugerimos a loja no endereço Rue de Seine, 76 (Saint Germain, metro Mabillon ou Odéon).

O Macaron de Gerard Mulot

Agora que você sabe onde saborear esses deliciosos docinhos, você precisa começar a organizar uma viagem a Paris para decidir qual é a sua confeitaria favorita. Tenha em mente que fazer um tour de macaron é uma atividade cara, não só pensando nas calorias que você pode ganhar, mas especialmente pro seu bolso! É aconselhável economizar em todo o resto e na sua hospedagem podemos ajudar a economizar! Em HostelsClub temos uma enorme opção de hostels econômicos em Paris que você pode reservar online. Temos algo para todos os gostos e os preços são realmente de baixo custo! Dá só uma olhada: você prefere ficar em um loft, ou você faz mais a linha vintage? A decisão é sua, com preços a partir de €16 a noite você vai se sentir leve como um macaron... Bon Appetit!

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >