7 razões que provam que visitar um amigo em intercâmbio é a melhor forma de viajar

29/06/2017

Queres viajar de uma forma fácil e barata? Se a resposta é sim, continua a ler!

Propomos-te que faças uma viagem com um amigo com uma condição especial: esse amigo terá que iniciar a viagem com algumas semanas (ou meses!) de antecedência. Ainda antes de tu começares a tua travessia, esse amigo vai ajudar-te a comprar a viagem, a escolher o melhor hostel (onde? Aqui!) e a aconselhar-te naquilo que deves trazer e naquilo que só te vai fazer peso na mochila. Quando chegas, esse amigo vai-te buscar ao aeroporto/ estação e leva-te ao restaurante mais típico e a sair a onde aos bares mais loucos. Mapas? Não precisas, tens um guia pessoal! Antes que chegues à conclusão que não tens amigos assim deixa-me revelar-te mais sobre este modo de viajar: o teu amigo começou mais cedo porque está a fazer intercâmbio!

Damos-te sete razões pelas quais visitar um amigo que está a fazer intercâmbio é a MELHOR maneira de viajar e porque deves fazer isto não uma vez na vida... mas enquanto tiveres amigos na universidade!

1. É a forma mais barata de viajar

bicicletas

Imagem de Gabby Larson tirada do site Pinterest

Começando pelo avião. Por experiência própria o teu amigo já sabe para qual aeroporto vai ser mais barata a passagem. Vai fazer-te toda uma explicação de como chegar ao centro da cidade sem pagar os balúrdios em táxi e aerobus que os turistas pagam. Vai levar-te aos restaurantes que podem não ter uma esplanada encostada à principal atração mas em que pagas dez vezes menos e comes tão bem ou melhor. Vai levar-te ao supermercado mais barato, à happy hour dos bares da praia e às discotecas com entrada grátis para estudantes.

2. Vais fazer o que os turistas fazem à maneira dos locais

amigas

Imagem de Eva Tornado retirada do site Pinterest

Queres ir à casa de Anne Frank sem estar duas horas na fila? Compra o bilhete online. Queres ir ao Museu Picasso sem pagar? Vai ao domingo. Queres visitar várias cidades na Bélgica? Compra o bilhete de comboio que é válido por uma semana. Estas são só algumas informações que a maior parte dos turistas não sabem mas os teus amigos de intercâmbio sim. E que te vão ajudar a poupar tempo e dinheiro.

3. Vais fazer o que os locais fazem à tua maneira

bebidas

Imagem retirada de tribulationsdemarie.com

Há uma razão pela qual um restaurante, quando abre noutro país, tem que adaptar os seus petiscos aos gostos locais. Sem querer descuidar o paladar particular de cada um, as pessoas de uma dada cultura tendem a gostar da comida de uma certa maneira. Na Índia as pessoas gostam de comida picante, ao contrário de Portugal, por exemplo. O teu amigo de intercâmbio é a pessoa que te vai dizer que o nível de picante do Caril de Frango em Portugal, na Índia é pra meninos, portanto não comas tudo de uma só garfada que pode não haver água suficiente para acalmar a tua garganta em chamas. E pede dicas ao teu amigo, ele saberá o que é que à partida do que é que a vossa gente gosta.

4. Vais conhecer os amigos do teu amigo (e estes podem bem tornar-se teus amigos também!)

amigos dos amigos

Imagem de Kaila Maee retirada do site Pinterest

Há muitos meses atrás, quando o teu amigo chegou ao país que estás a visitar e não conhecia ninguém, havia outros que como ele estavam sozinhos e sedentos de aventuras. Provavelmente vão estar ansiosos por te conhecer porque o teu amigo não tem falado de outra coisa. Vão ter um à vontade entre eles que te vai espantar, mas que é próprio de quem perdeu a bicicleta e tem que explicar na língua local ao taxista como chegar à morado do amigo do amigo que por sua vez está a fazer contas de cabeça para saber quantas rupias chegam para pagar o transporte. Às 3 da manhã. E outras histórias assim, próprias de quem não está no seu país e cujos primeiros tempos podem ser uma aventura.

5. Não falas a língua local? O teu amigo traduz ou conhece alguém que traduza.

amigas

Imagem de Aidan Meyer retirada do site Unsplash

Se há países em que toda a gente fala inglês e portanto é fácil comunicar, há outros que nem tanto. O teu amigo teve exatamente o mesmo problema com a língua e aprendeu a desenrascar-se. Quer tenha sido através de aulas, experiência ou um colega de turma que traduz, ele ou ela está na cidade há uns meses e ainda nada de grave lhe aconteceu. Nada temas.

6. Vocês vão ficar ainda mais amigos

animais

Imagem de Krista Mangulson retirade de Unsplash

Por um lado, o teu amigo vai estar entusiasmado por ter visitas e poder dar-te a conhecer a nova excitante vida que ele agora leva, por outro, tu vais sentir-te tão agradecido por o teu amigo estar a despender tanto tempo a passear contigo que vais querer agradecer-lhe o tempo todo. Como? Oferece-te para pagar o jantar ou a próxima rodada de bebidas. Toda a gente gosta de coisas grátis de vez em quando e só Deus sabe quanto dinheiro é que já poupaste à pala das dicas do teu amigo.

7. Vais querer fazer intercâmbio também

intercâmbio

Imagem de Mantas Hesthaven retirada de Unsplash

De repente estar seis meses longe de casa já não te parece assim tão assustador. Olhas para os turistas a pagarem 5 euros por um café que poderia custar-lhes menos de 1 euro umas ruas adiante e acha-los ridículos. Ir três dias a Paris tirar umas selfies na Torre Eiffel e ver a Monalisa no Louvre já não te chega. Queres ir em busca do melhor croissant da cidade, queres passar horas a ler nos cafés pitorescos que inspiraram vários escritores, queres viver um romance local porque estás na cidade de l’amour. E sabes que não dá para fazer isso em três dias. “Está decidido, assim que surgir a oportunidade, faço um intercâmbio!”

Até lá, vai visitando amigos!

Últimas posts no blog

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Como ficar alojado num hostel com segurança durante a pandemia

Ficar hospedado num hostel é uma experiência incrível - mesmo em tempos de covid! Explicamos-te neste artigo como poderás fazê-lo de uma forma segura. lê mais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Viajar na pandemia: 10 países que oferecem condições especiais para nómadas digitais

Neste artigo vamos dar-te a conhecer 10 países que oferecem condições especiais para trabalhadores remotos que querem muito mudar de cenário! lê mais

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

8 cidades bonitas e baratas para descobrir sem sair da Europa

Se pensas que viajar na Europa exige boas poupanças, neste guia vais descobrir 8 cidades das quais poderás desfrutar à grande, mas sem gastar demasiado. lê mais

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

8 estradas pelo mundo onde vai valer a pena perderes-te

A nossa proposta é simples: estradas para te perderes e encontrares entre paisagens incríveis - parece-te bem? lê mais

O que fazer no Algarve em setembro?

O que fazer no Algarve em setembro?

Neste artigo vamos dar-te a conhecer quais as melhores praias e o que visitar no Algarve ainda no verão de 2020 lê mais

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

8 TikTokers de viagens para descobrir lugares incríveis

O Tik Tok é uma rede social que está a ganhar um lugar especial na indústria do turismo. Neste artigo damos-te a conhecer 8 tik-tokers de viagens que te vão inspirar! lê mais

Ver mais artigos >